quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Inclusão Escolar. (Direitos)
Prezados pais e demais responsáveis:
https://drive.google.com/file/d/0B3TRDHyL2CMJYmljVVJCRkYwZlk/edit?usp=sharing
No link abaixo poderá ser visualizado a Nota Técnica do Ministério da Educação que trata da inclusão escolar, e cita que inclusive em escola particular não pode ser pago valor extra ou professor auxiliar, que isto é obrigação da escola.
Se algum pai precisar também recebemos um processo desta natureza ganho no RS e podemos enviar o arquivo.
Lembrem que a nossa associação já abriu caminho no Ministério Público, levando os relatos enviados por vocês, se a escola permanecer negando matrícula ou cobrando valores extras denunciem, só assim poderemos mudar nossa realidade.
Estamos preparando o próximo evento sobre Inclusão Escolar e volta as aulas, assim que tivermos a data convidaremos e divulgaremos, neste momento também serão apresentadas as últimas ações e a prestação de contas.
Att
Diretoria
Link
para visualização da nota técnica:
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Facilitando a volta às aulas para crianças Aspies.
O início do ano escolar
é um momento cheio de surpresas e ansiedades para todos, pais, professores e
principalmente para as crianças. Em especial para uma criança com síndrome de
Asperger já que o início das aulas provoca intensa ansiedade. Mesmo se ela estiver
voltando para a mesma escola há inúmeras mudanças e novas situações que deverá
enfrentar. Acordar mais cedo, novos professores, novos colegas, novas salas de
aula, novos livros, uma nova programação e novas rotinas! Sabendo que Aspies se
saem melhor quando sabem o que esperar e, o que responder, que foram preparadas
algumas para aliviar a ansiedade escolar em crianças com Asperger (e seus pais)
proporcionando uma transição mais suave a esta nova etapa:
1
– Prepare o seu filho: Mostre no calendário o dia que as aulas vão iniciar,
conte regressivamente os dias com ele, deixe-o sempre a vista. Faça a
preparação do material com eles, encapar, comprar(se possível) etc. Duas
semanas antes de iniciarem as aulas comece preparando seu “relógio biológico” o
acordando mais cedo do que quando em férias até chegar o mais próximo do
horário que deverá acordar para ir a escola. Tente sempre que possível, ver o
mundo através de seus olhos e discutir os detalhes de quem, o quê, onde, quando
e como ele vai experimentar esta nova fase (vocês pais já foram para escola,
use sua experiência para se colocar no lugar dele). Certifique-se de dar uma
certa quantidade de informações por vez para evitar sobrecarregar o seu filho.
2 – Prepare o professor: O professor é o seu parceiro mais importante para
garantir o sucesso de seu filho na escola. Desde o início, certifique-se em
desenvolver uma relação aberta e positiva com ele. Reúna-se com o seu professor
e compartilhe os pontos fortes do seu filho e assim como suas dificuldades. Se
possível junto com o professor do ano anterior, pois este já tem uma maior
entendimento das necessidades e potencialidades de seu filho. Forneça ao
professor um resumo (por escrito) de como seu filho é e como a síndrome de
Asperger se caracteriza nele (lembrando que cada criança é uma, pegar materiais
prontos podem ser devastadores o mellhor a ser feito e pegar estes mesmos
materiais para se embasar, mas fazer um que fale do SEU filho). Escreva/Fale
sobre as estratégias que já foram usadas e deram certo para seu filho.
Lembre-se a ansiedade é geral, nenhum professor é obrigado a saber sobre as
necessidades especiais de seu filho, ele precisa muito da sua ajuda, da sua
orientação e colaboração.
3 – Mostre-me, não apenas diga: Visitem a escola antes do início das aulas,
percorra com seu filho os trajetos na escola, sair da sala e ir ao refeitório,
sala da orientadora, ginásio, biblioteca, caminhe e vá junto com ele
descobrindo estes lugares, de uma maneira calma, serena e divertida. Faça deste
dia um momento especial para vocês. Ao entrar nos lugares tente descrever como
seria se ele já estivesse tendo aula e aja como seus colegas e professores
estivessem ali(um teatrinho mesmo). Tais ensaios vão ajudar seu filho a
praticar o que fazer, como fazer e vai se preparar para quando precisar, uma
coisa a menos. Já pensou conhecer a escola, os amigos, professores, o barulho
da criançada reunida e ainda ele nem saber onde é o banheiro? Por isso é neste
ambiente seguro (junto com alguém que confia) a melhor maneira de orientá-lo
para iniciar o ano letivo, esta experiência visual irá ajudar a construir um
mapa na memória que irá ajudar a reduzir a ansiedade. Aproveite para ver, no
site da escola, fotos do campus e professores, bem como para ler as descrições
de classe, horários curriculares e eventos da escola.
4 – E seu filho ficar nervoso na escola: Converse com seu filho e juntos tentem
descobrir o que ele fazer para manter a calma. O oriente caso ele por algum
motivo ficar nervoso na sala ou na escola: por causa dos estímulos sensoriais,
tarefa difícil etc o que pode fazer para diminuir a ansiedade. Talvez um canto
calmo, sala de música (claro com autorização), sair do local para tomar água,
falar com a pessoa que pode ajudá-lo, ler uma revista/gibi etc. neste item vai
depender do como seu filho se comporta, o que o distrai. Ensine ele a usar isso
sempre que precisar e claro, passe esta informação para a coordenação e
professores.
Preparação,
planejamento e prática podem ajudar a aliviar a ansiedade escolar em crianças
aspies.
Desejo-lhes boa sorte e tenham um ano letivo maravilhoso!
*fonte:
(southeastpsych.com)Traduzido e adaptado por Franciane Dal Pizzol, psicóloga
especializada em trabalhar com crianças com asperger e suas famílias. Ela
oferece terapia individual na clínica e online, treinamento de habilidades
sociais. Para mais informações, visite www.aspergeronline.com.br.
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